Museu de Lamego
Temporariamente encerrado para obras de requalificação. Exposições temporárias abertas ao público. Acesso: 2,00€. Bilhetes apenas disponíveis na bilheteira física do Museu de Lamego.
Aberto: segunda a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Encerrado: 1 de janeiro; Domingo de Páscoa; 1 de maio; 25 de dezembro; 8 de setembro (feriado municipal)
Residentes em território nacional podem usufruir de 52 dias de entrada gratuita anuais nos museus, monumentos e palácios, em qualquer dia da semana. Saiba mais em museusemonumentos.pt | Os bilhetes Acesso 52 não podem ser emitidos nesta bilheteira online. Por favor, solicite-os na bilheteira física de um dos nossos Museus e Monumentos.
Localizado no centro histórico da cidade de Lamego, o Museu de Lamego foi fundado em 1917, num edifício do século XVIII, que foi palácio episcopal.
A coleção em exposição permanente reflete a história e percurso do museu, destacando-se pela sua diversidade e qualidade individual das suas peças.
O espólio original, proveniente do Paço Episcopal, sobretudo composto por mobiliário, tapeçaria, pintura e escultura, foi largamente complementado com elementos de arqueologia, ourivesaria, paramentaria, azulejaria, cerâmica, gravura, desenho e, de forma destacada, com a remontagem de alguns dos retábulos de talha dourada das capelas do extinto Convento das Chagas de Lamego.
De toda a coleção, assumem especial relevância os objetos classificados como Tesouros Nacionais: uma arca tumular medieval, decorada com uma cena de caça; os painéis que Vasco Fernandes (Grão Vasco) pintou para a capela-mor da Sé de Lamego entre 1506 e 1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.
Com exemplares datados do século I ao século XX, a coleção do Museu de Lamego é um convite à descoberta.
Até breve!