Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Criado em 1918, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa encontra-se aberto ao público desde junho de 2007, após obras de revitalização que levaram à construção de um novo edifício projetado para a zona arqueológica mais significativa da cidade de Braga.
Com uma coleção que começa nas primeiras manifestações da ocupação humana até à integração da cidade no Império Romano, o Museu D. Diogo de Sousa é hoje uma referência e um ponto de paragem obrigatória para quem quer saber mais sobre Bracara Augusta.
Na exposição permanente, para além dos objetos importados oriundos de regiões mais ou menos longínquas do império, é possível observar a forma com as inovações técnicas influenciaram o desenvolvimento local de atividades, de tipo industrial, ligadas à produção de objetos de cerâmica, metal e vidro e que, por sua vez, contribuíram para o incremento do comércio e suportaram as grandes transformações no domínio da arquitetura.
De destacar ainda a recente “Coleção Bühler-Brockhaus”, uma doação de Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, composta por cerca de 300 obras da antiguidade clássica e que reúne um vasto leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, na sua maioria do mundo egípcio, grego, etrusco e romano.
Não faltam por isso motivos para nos conhecer. Até breve!